segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atividade 4.1 –  CONHECENDO OBJETOS MULTIMÍDIA


É incrível o quanto podemos fazer ao tomarmos conhecimento das diferentes mídias e o que elas nos mostram quando se provoca um diálogo entre elas e as artes. Essa dialética pode ser obtida através de textos escritos, vídeos, música, desenhos, instrumentos músicas entre outras. Os vídeos: COIEDA, uma produção do artista japonês Takagi Msakatsu, “Mystery Guitar Man”, que reproduziu o tango “Por Uma Cabeza”, de Carlos Gardel e “O Passo” do Professor Lucas Ciavatta evidenciam que com poucos materiais podemos elaborar trabalhos criativos e de baixo custo, porém é preciso aliar a esses momentos de criação o mínimo de bom gosto, para que não nos percamos diante de coisas que pensam dizer algo, quando na verdade não passam da utilização inadequada dessas ferramentas, ou seja, o uso pelo uso. Pensando no contexto da sala de aula, acreditamos que podemos sim utilizá-las para inovar a prática educativa e a partir delas criar situações que certamente auxiliarão no desenvolvimento dos alunos. A importância desse tipo de atividade possibilita ao aluno melhorar seu desenvolvimento, contribuindo significativamente com o processo de aprendizagem. A utilização das multimídias na prática pedagógica é algo que proporciona aos alunos o fascínio da imaginação e consequentemente a criatividade. Contudo, é necessário instigá-los quanto à utilização das tecnologias para que o trabalho pedagógico se torne prazeroso e significativo. Quando professor e aluno, em um movimento dialógico, se apropriam das ferramentas digitais é possível produzir trabalhos de boa qualidade.

Um comentário:

  1. Elisabete, concordo com você, pois as mídias, quando utilizadas adequadamente como instrumentos do processo de ensino e aprendizagem, geram expectativas positivas e o desejo de uma busca contínua por novos conhecimentos, ou por novas descobertas, as quais propiciam aprendizagens verdadeiramente significativas.

    ResponderExcluir